“Tem detalhes da vida que não se descreve... Simplesmente se vive!”

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EAD - Pesquisa sobre AEE


Em se falando em Educação Inclusiva precisamos ter um olha bem aberto, pois a mesma vem sofrendo cada dia mudança na busca da transformação de uma sociedade justa. Ao analisarmos diversos artigo e manuscritos entendemos que é um processo em que todos são participantes. Essa diversidade tem como principal ferramenta a buscar para atender as necessidades educativas especiais, onde o protagonista dessa historia ou seja o foco central é o  sujeitos-alunos, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo e afetivo e principalmente o pessoas assegurando um sistema regular de ensino adequado, pautado na legislação vigente.
Segundo a Wikipedia, o ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial embora o contemple. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades/superdotação, desde a educação infantil até à educação superior. Confira o texto na integra.
 Boa leitura.

Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar


No portal MEC em publicações, podemos encontrar coletânea de livros que foram desenvolvidos na versão 2010/2011.Porem não encontramos mais a edição impressa apenas as escolas que ja receberão, mais não fique triste, pois teremos somente o formato digital. Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da  Inclusão Escolar", cada fascículo pode ser baixado no computador pessoal clicando sobre o mesmo com o botão direito do mouse e, depois, descompactando. Para descompactá-lo, localize o arquivo que foi baixado em seu computador (extensão zip) e clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse, opção EXTRAIR TUDO, que é disponibilizado na versão em PDF. Ao todo são dez fascículos:


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12814&Itemid=872

Fasc 01 = A Escola Comum Inclusiva
Fasc 02 = O AEE par alunos com Deficiência Intelectual
Fasc 03 = Os alunos com Deficiência Visual Baixa Visão e Cegueira
Fasc 04 = Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com Surdez
Fasc 05 = Surdocegueira e Deficiência Múltipla
Fasc 06 = Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa
Fasc 07 = Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade
Fasc 08 = Livro Acessível e informática acessível
Fasc 09 = Transtornos Globais do Desenvolvimento
Fasc 10 = Altas habilidades - Superdotação



Aproveitando o momento veja outros  conteúdos sobre AEE, como exemplo A Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e outras providências.





Reflexão: O ensino a distância Presencial X Ead



Ao analisarmos a educação de hoje principalmente de quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância é uma das ferramentas mais precisa ou seja ideal, e com o passar do tempo vem conquistando espaço. Segundo estudos em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. Mais voltando no tempo a s experiências no ensino a distância teve início com cursos profissionalizantes por meio de carta, do rádio e tempos depois pela TV. O que realmente o que conta e a dedicação do aluno, o curso via EAD e perfeitamente viável tendo em vista que o aluno e que faz o seu tempo, estuda conforme o seu ri timo. Com certeza presencial x EAD não tem nenhuma diferença, eu falo com conhecimento de causa, pois já fiz as duas modalidades.
Nova formar de Educar!

Leitura interessante

Recomendo aos amigos blogueiros a leitura de dois textos que vem retratando a importância de uma educação de qualidade  do Especialista em Projetos Inovadores na Educação Presencial e a Distancia o Senhor José Manuel Moran, com o texto:  "O que é um bom curso a distância?" e em sequência "contribuições para uma pegadogia da Educação on-line" 

http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm

http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm

EAD Café Virtual - Filme: “Como estrelas na terra, toda criança é especial”

Venho recomendar a todos o filme que é maravilhoso e mostra que nós educadores devemos manter os olhos bem abertos... Saber identificar as situações e saber modificá-las... Realmente uma lição de vida, mas a realidade é bem nua e bem crua! Precisamos de mudanças, formações aos professores para que se toquem e se auto determinem no assunto ESPECIAL. O filme indiano “Como estrelas na terra, toda criança é especial” apresenta sua temática, combinado com a sirene de fundo musical, uma lousa de sala de aula e o seu preenchimento por números e letras...

https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4

Perfis


EU me chamo Wanderson Pinheiro da Silva. Sou formado em Pedagogia com habilitação de 1º ao 5º ano com enfase em Orientação e Supervisão Escolar, sou também Especialista em Psicopedagogia Instrucional, Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, atualmente sou acadêmico do Curso de Letras/Espanhol pela UAB/Unitins. Trabalho na Escola Municipal Mestre Pacifico Siqueira Campos no AEE. Sou uma pessoa dinâmico, gosto de usar meu pensamento positivo,sempre procuro reunir minhas forças para vencer os obstáculos. Envolvo-me com a música, com a leituras, sou transparente deixo que as pessoas saibam que eu as estimo e que preciso delas. Repenso meus valores e dou a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torno minhas obrigações atraentes, tenho garra e determinação. Não trabalho só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Transformo meus momentos difíceis em oportunidades, sou bastante criativo e busco alternativas apresentando soluções ao invés de problemas. Vejo o lado positivo das coisas e assim vou tornando meu otimismo uma realidade. Idealizo um modelo de competência e sempre faço uma avaliação para saber o que está me faltando para chegar lá. Ocupo o meu tempo crescendo, desenvolvendo minhas habilidades e meu talento. Não acumulo fracasso e sim experiências. Tento ser forte para vencer o medo. Não viva só para o trabalho. Tenha outras atividades paralelas como; esporte, leitura, cultivar amigos cantar nas horas vagas, assistir a um bom filme/seriado, o trabalho é uma contribuição que damos para a vida, mas não se pode jogar nele todas as expectativas de realizações."A gente só começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Aristóteles Onassis) E faço das minha palavras o mesmo que falou o saudoso Johann Rolland "Sempre temos tempo suficiente se dele fazemos bom uso".