“Tem detalhes da vida que não se descreve... Simplesmente se vive!”
DICA PARA TRABALHAR COM ALUNOS ESPECIAIS
Considerando-se
que a criança com deficiência apresenta dificuldades em assimilar
conteúdos abstratos, faz-se necessário a utilização de material
pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para
que esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para
facilitar a construção do conhecimento. Os jogos e brincadeiras são
estratégias metodológicas que apresentam as duas características
acima citadas para VYGOSTKY(1998), propõe um paralelo entre o
brinquedo e a instrução escolar: ambos criam uma “zona de
desenvolvimento proximal”, e em ambos os contextos a criança
elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que
passará a internalizar.
Algumas dicas:
*Utilizar
plano inclinado antiderrapante, lápis adaptado,pautas
ampliadas,textos ampliados
(Letras e números na fonte arial black tamanho 28 ou maior,e quando o trabalho for escrito a mão utilizar caneta hidrográfica grossa na cor preta)
*Prender
as atividades com fita crepe a mesa.
*Utilizar colagem para as atividades de representação gráficas quando a criança apresentar dificuldade motora;
*Seja
escriba de seu aluno,quando este tem oralidade,mas dificuldade na
coordenação motora fina;
*Alfabeto Móvel lembrando sempre das necessidades de adaptação do aluno.
*Separador
de páginas-Colando feltro adesivo entre uma página e outra auxílio
para virar a página com velcro-Colar um pequeno velcro em cada pé
de página do livro e confeccionar uma luva de dedo, com velcro
oposto na ponta. O contato do dedo da luva, com o velcro da folha,
facilitará a ação de virar a página.
Wanderson,
ResponderExcluirEste plano inclinado, você comprou ou mandou fazer?
É interessante esta ideia de prender o papel no plano inclinado, para auxiliar o aluno nas atividades de escrita, melhora o desempenho do aluno e sua independência. Conheço pouco material de apoio para pessoas com deficiente físico, ultimamente tenho pesquisado mais estratégias para auxiliar o aluno com deficiência intelectual. Mas, sabemos que devemos nos preparar. A qualquer momento esta pode ser uma realidade, um desafio na vida diária de um professor, resolver os problemas funcionais dos alunos com necessidades educacionais especiais.
ResponderExcluirO que para muitos é uma rotina, alguma coisa que fazemos automaticamente e às vezes nem percebemos, como virar a página de um livro. Para uma pessoa com deficiente físico pode ser uma grande dificuldade, que lhe deixa em desvantagem. Portanto, está solução apresentada, (velcro nas paginas do livro) pode melhorar muito a vida de pessoas com deficiência, facilita a descoberta do mundo da leitura e dar mais autonomia.
Ola Maria de Jesus ....
ResponderExcluirO plano inclinado foi feito comprado. Mais acredito que podemos combinar um dia e confeccionar um com papelão. O que achas???
Oi Wanderson ótima sugestao de recursos de Tecnologia Assistiva são de baixa tecnologia são adequações que nós professores da sala do AEE pode fazer, gostei muito do material exposto.
ResponderExcluir