“Tem detalhes da vida que não se descreve... Simplesmente se vive!”

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS


De acordo com a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N.6.571/2008 menciona que o papel do professor de Sala de Recursos Multifuncionais AEE tem como objetivo identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos, ou seja do público-alvo, ainda complementar e/ou suplementar os conteúdos do ensino regular, lembrando que este trabalho é articulado com as ações do professor da sala regular.


Devemos ter como bandeira de nossa pratica pedagógica o poder do diálogo, não somente para com os alunos, mas entre todos os profissionais que atuam na escola, é preciso ter em mente que toda ação voltada para inclusão é o de qualificar a prática pedagógica para todos. Por isso é imprescindível a comunicação entre o professor da sala regente e o professor do AEE.



Geralmente utilizo os encontros com a equipe docente para tirar dúvidas ou ainda para montarmos a adequação de acordo com a aula prevista pelos professores. As atividades de adequações curriculares são sempre individualizadas, por isso é importante que o profissional de AEE conheça as potencialidades e dificuldades de cada aluno, o fato de termos o mesmo quadro de deficiência, não significa que são iguais em suas Necessidades Educacionais. As avaliações são também adequadas, mas com o trabalho de formação com os professores da sala regular, eles mesmos costumam automaticamente adequar suas atividades avaliativas, me procurando apenas para analisar o trabalho que geralmente é muito bom. Caso o professor não consiga realizar esse procedimento, costumo elencar algumas sugestões de adequação das atividades avaliativas.

2 comentários:

  1. Tenho que parabenizar pelo texto que conta como é o organizado o trabalho frente ao AEE e como é o desenvolvimento feito como o professor regente. Ficou show!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o trabalho do professor de AEE é elaborar atividades de acordo com as dificuldades de cada aluno.Porém, é necessário a parceria do do professor da sala regular para que a aprendizagem se efetive de fato.

    ResponderExcluir