Wanderson Pinheiro da Silva[1]
O termo deficiência múltipla tem sido
utilizado, com frequência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais
deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de
comportamento social. A Surdocegueira é uma terminologia adotada mundialmente para se
referir a pessoas que tem perdas visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes.
Sendo que é uma deficiência singular em que
o individuo ao mesmo tempo na perda da visão e da audição, considerando o individuo
que apresenta essa limitação independente do grau das perdas auditiva e visual.
Vale lembrar que a surdocegueuira pode ser congênita ou adquirida. De acordo como
o fascículo AEE-DMU nos diz que as pessoas sudocegas estão divididas em quatro
categorias:
·
Pessoas que eram cegas e se tornaram surdas;
·
Eram surdas e se tornaram cegas;
·
Pessoas que se tornaram surdocegos;
·
Pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos
antes de aprender alguma linguagem.
A Deficiência Múltipla é quando uma pessoa se depara com mais de uma deficiência,
apresentam características especificas e peculiares com necessidade únicas. Por
isso faz-se necessário dar atenção a dois aspectos: A Comunicação e o Posicionamento.
Podendo apresentar não necessariamente os mesmos
tipos de deficiências, podendo ser:
·
Cegueira e deficiência mental;
·
Deficiência auditiva e deficiência metal;
·
Deficiência auditiva e autismo.
A
comunicação entre os seres humanos é um processo interpessoal por meio do qual
se estabelecem vínculos com os outros; esta relação é estabelecida de
diferentes maneiras e, segundo as possibilidades comunicativas de cada um, pode
acontecer com movimentos do corpo, utilizando objetos do ambiente ou
desenvolvendo um código linguístico. SERPA,
2002. Neste sentido, o uso de estratégias para desenvolver a comunicação no
processo é significativo. (prancha de comunicação, comunicação aumentativa e
alternativa, pastas de comunicação, agenda e calendário, álbum de fotografias,
Libras, braile, caixa de antecipação, caderno de comunicação assim como objeto
de referencia e pistas de imagens). Podemos listar algumas atividades necessariamente
básicas para lidar com os alunos que apresentam Deficiência Múltipla/Surdocegueira como:
*Cognitivas: Iniciar
as instruções com atividades das mais simples para as mais complexas. Dividir
as instruções em etapas. Partir do concreto para o abstrato. Respeitar o ritmo
de aprendizagem. Repetir as instruções/atividades em situações variadas de
forma diversificada. Explicar o que poderá acontecer em situações novas como
por exemplo: No inicio da aula de educação física, as regras de um jogo novo
dando suporte e orientação aos que cuidam da pessoa com deficiência;
*Auditivas: Instrutor
e Mediador, Guia-intérprete, recursos para Comunicação, aparelho de amplificação
sonora, sistema FM para pessoas com surdocegueira adquirida;
*Visuais: Controlar
iluminação da sala, móveis ou recursos para posicionamento do material, guia
de leitura com pauta ampliada e recursos de tecnologia da informação
e comunicação – TICS (mouse, teclado e vídeo), Sistema
Braille, orientação e mobilidade;
*Necessidade
motora e física: Tecnologia assistiva (aranha mola, Órtese, Engrossador de espuma, Plano
inclinado), Teclado com recursos de
acessibilidade, poltrona
postural;
*Necessidades
arquitetônicas: construção de rampas, alargamento de portas, adequação de
banheiros, refeitório, salas de aulas, auditórios, sinalização sonora,
sinalização visual, sinalização tátil, colocação de elevadores, adequação
dos acessos em torno da escola.
REFERÊNCIAS:
·
Schirmer,R.
Carolina, Nádia Browning, Rita Bersch, Rosângela Machado; Atendimento
Educacional Especializado: Formação Continuada a Distância de
Professores para o Atendimento Educacional Especializado deficiência física- MEC/SEESP, 2007.
·
SERPA, Ximena
Fonegra, Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para Persona
Sordociegas, INSOR-Colômbia 2002.
·
BOSCO, Ismênia
C.M.G. / MESQUITA, Sandra R. S. H. / MAIA, Shirley R. Coletânea UFC – MEC/2010:
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05: Surdocegueira
e deficiência Múltipla (2010)
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