“Tem detalhes da vida que não se descreve... Simplesmente se vive!”

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para TGD

Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didática e prazerosa. As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.


Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de Pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.



AtividadeFormas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plásticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. 



O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.




AtividadeFormas geométricas e cores - Círculo 

A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunferência formanda de vários círculos, representando cada tampa.






Atividade: Cores com tampas variadas com Velcro. 

Agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.


1ª - Comece com uma cor em cada folha separada;


2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma forma;



3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores ao mesmo tempo na mesma forma;

4ª – Nesta última etapa, as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.

3 comentários:

  1. Fiz esse jogo para trabalhar as cores, raciocínio e concentração com meus alunos com TEA e DI. Ainda trabalhamos a reciclagem e meio ambiente. As tampas foram meus alunos que trouxeram. É um ótimo material pedagógico e fácil de fazer. Dica: serve também para trabalhar com crianças em faze de alfabetização. Ótima sugestão Wanderson, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas de atividades que você nos proporcionou, usei as tampinhas com a minha aluna que tem deficiência múltipla e ela gostou muito.

    ResponderExcluir
  3. Wanderson, Tenho um aluno com esta dificuldade de identificar as cores. Este recurso apresentado por você é adequada para desenvolver esta habilidade do meu aluno.
    Esta proposta de atividade que estimula a interlocução entre os professores do AEE, é uma iniciativa que esta colaborando para que as pessoas com deficiência participem ativamente no processo do escolar. Estamos aprendendo com as experiencias dos nossos colegas e assim, atendendo melhor nossos alunos.
    Obrigada colega, pela sua colaboração!

    ResponderExcluir