Não é tão simples
ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível
desenvolver este aprendizado de maneira didática e prazerosa. As cores e formas
geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do
conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é
tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos
também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar
a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os
pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer com que o aluno com
autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para
outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as
cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa
de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas
com tampinhas de Pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva
o aluno, logo de início consegue entender a atividade.
Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos
o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros
cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas
para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plásticos coloridos(da
kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito
de madeira pintado.
O tamanho dos lados das
formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito
em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois
palitos nos lados maiores.
Atividade: Formas geométricas e cores - Círculo
A técnica usada
é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet,
cada circunferência formanda de vários círculos, representando
cada tampa.
Atividade: Cores com tampas variadas com Velcro.
Agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando
tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor
não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste
momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser
colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - Comece com uma cor em cada folha separada;
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por vez, desenvolva
então com duas cores ao mesmo tempo na mesma forma;
3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as
quatros cores ao mesmo tempo na mesma forma;
4ª – Nesta última etapa, as cores não estão ordenadas exigindo um grau
maior de dificuldade.
Fiz esse jogo para trabalhar as cores, raciocínio e concentração com meus alunos com TEA e DI. Ainda trabalhamos a reciclagem e meio ambiente. As tampas foram meus alunos que trouxeram. É um ótimo material pedagógico e fácil de fazer. Dica: serve também para trabalhar com crianças em faze de alfabetização. Ótima sugestão Wanderson, parabéns.
ResponderExcluirAmei as dicas de atividades que você nos proporcionou, usei as tampinhas com a minha aluna que tem deficiência múltipla e ela gostou muito.
ResponderExcluirWanderson, Tenho um aluno com esta dificuldade de identificar as cores. Este recurso apresentado por você é adequada para desenvolver esta habilidade do meu aluno.
ResponderExcluirEsta proposta de atividade que estimula a interlocução entre os professores do AEE, é uma iniciativa que esta colaborando para que as pessoas com deficiência participem ativamente no processo do escolar. Estamos aprendendo com as experiencias dos nossos colegas e assim, atendendo melhor nossos alunos.
Obrigada colega, pela sua colaboração!