“Tem detalhes da vida que não se descreve... Simplesmente se vive!”

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Para refletir: “O modelo dos modelos” Italo Calvino


Ao ler o texto do autor Ítalo Calvino “O modelo dos modelos” temos uma narrativa de uma história: Em que houve uma época que senhor Palomar refletiu sobre um modelo que fosse por excelência, ou seja, que não tinha nenhum defeito e tudo era perfeito. Com o passar dos tempos começou a ver que era possível adaptar-se as diferentes práticas, e de acordo com a realidade fez as correções necessárias para um modelo escolhido.
Contudo observou que as regras que estabelecia foi modificadas e já não buscava mais um modelo estabelecido. Nisso ampliou a sua visão e abriu um leque de variados modelos sendo que foi possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade.
De acordo com Educação Especial organizou seus serviços de forma substitutiva ao ensino comum, ou seja, atuou como um sistema paralelo de ensino. A atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008, reafirma o direito de todos os alunos à educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o Atendimento Educacional Especializado. Tratando-se de documentos legais, a Constituição Federal de 1988 assegura o princípio de igualdade, garantindo, em seu Artigo 206, Inciso I, que “o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. Outros documentos nacionais e internacionais asseguram também o princípio de igualdade e o direito de as pessoas com necessidades educacionais especiais frequentarem o ensino regula. Em relação ao AEE tem um paralelo, pois dessa forma se realizar o trabalho na pratica, primeiramente temos um caso na qual temos uma idéia, e começamos a  realizar os estudos e pesquisas.





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